Santa-mariense Cesare Barichello lança “Um tango para Tita” neste sábado na Vila Belga

Santa-mariense Cesare Barichello lança “Um tango para Tita” neste sábado na Vila Belga

Arte: Divulgação

O escritor e pesquisador Cesare Augusto Barichello lança neste sábado (6), seu primeiro romance, “Um tango para Tita”, em evento aberto ao público no Empório da Relíquia, na Vila Belga. A sessão de autógrafos ocorre das 9h30min às 13h30min, na Rua Manoel Ribas, 2088. A obra estará à venda no local, e o autor também fará comercialização direta para interessados. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


O romance narra a trajetória de Tita Cureaux Brandolini, uma mulher à frente do seu tempo que viveu toda a sua história na Vila Belga, acompanhando o auge da Viação Férrea e o fortalecimento de Santa Maria como polo ferroviário. A narrativa, em primeira pessoa, apresenta a protagonista desde o nascimento até a velhice, explorando sua escolha pela alta costura, sua independência, as influências culturais argentinas e o amor pelo tango. A personagem, criada por Barichello, cresce entre o ateliê, viagens a Buenos Aires e à Europa, e uma vida pessoal guiada por autonomia e sensibilidade.


Em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade!, da Rádio CDN, o autor explica que o processo de escrita foi guiado pelo ambiente e pela imersão na história local. Segundo Barichello, a inspiração surgiu justamente durante suas visitas ao Empório da Relíquia, cenário que também preserva parte da memória ferroviária. 


– Comecei a ter visões de uma costureira que teria vivido ali no auge da ferrovia. Eu via essas imagens e comecei a colocar no papel – contou.

 

O livro mistura ficção e elementos reais do passado da cidade, resultado de pesquisa histórica e de conversas com antigos ferroviários. A obra também aborda temas como o papel da mulher no século 20, a formação cultural da comunidade ferroviária e a construção da identidade de Santa Maria antes da expansão universitária.


– A única coisa fictícia é a personagem. Todos os fatos, o cenário, tudo é real. E foi muito pesquisado – afirmou o autor.


Quem é o autor

Nascido em Santa Maria, Cesare Augusto Barichello é graduado em Letras  pela Universidade Franciscana (UFN) e mestre em Patrimônio Cultural pela UFSM. É autor do livro Patrimônio Cultural e Identidade dos Imigrantes Italianos no Brasil e tem longa trajetória ligada à cultura italiana, sendo fundador de entidades como a Associação Italiana de Santa Maria (AISM) e o Coral Giuseppe Verdi. Também já atuou como secretário municipal em diferentes áreas, professor de música, regente e cantor lírico. Atualmente, apresenta o programa gastronômico “Cucina Abbondante”.


“Um tango para Tita” é seu segundo livro, mas o primeiro romance de ficção. Alguns exemplares também deverão ser disponibilizados posteriormente na Livraria da Mente, no Centro.


O lançamento terá entrada livre e contará com a presença do autor para autógrafos e conversa com os leitores.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa-mariense Cesare Barichello lança “Um tango para Tita” neste sábado na Vila Belga Anterior

Santa-mariense Cesare Barichello lança “Um tango para Tita” neste sábado na Vila Belga

Centro de Convenções da UFSM recebe espetáculo multiartístico da Orquestrando Arte Próximo

Centro de Convenções da UFSM recebe espetáculo multiartístico da Orquestrando Arte

Cultura